Consultoria Especializada em Norma de Desempenho

CONSULTORIA ESPECIALIZADA EM NORMA DE DESEMPENHO

 

A Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575) está em vigor desde 2013. Ela tem como foco o comportamento do edifício habitacional durante sua vida útil, considerando os requisitos mínimos do usuário e as condições de exposição.

Ela é dividida em seis partes: requisitos gerais; sistemas estruturais, sistemas de pisos, sistemas de vedações verticais, sistemas de coberturas e sistemas hidrossanitários. Devido à complexidade de seu conteúdo técnico é altamente recomendada a contratação de uma empresa de consultoria especializada em norma de desempenho.

A Norma é, sem dúvida, um passo importante na busca de maior qualidade no setor da construção civil nacional. Além disso, ela estimula o combate à informalidade, o atendimento as normas técnicas e contribui para destacar as empresas responsáveis e comprometidas.

Espera-se que a NBR 15575 possa estimular a inovação e a sustentabilidade em todas as fases do empreendimento.

Por que atender a Norma de Desempenho?

O Código de Defesa do Consumidor, lei de caráter geral e nacional, estabelece em seu artigo 39 que: “é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes ou pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)”.

As normas técnicas, portanto, não são apenas indicadores da qualidade dos produtos. Seu atendimento é obrigatório, e já existe jurisprudência dos tribunais nacionais quanto às implicações criminais pela sua não observância.

Por que contratar uma consultoria especializada em norma de desempenho para o seu empreendimento?

A fim de garantir o atendimento à Norma de Desempenho desde os estudos de viabilidade do empreendimento até a sua entrega ao cliente final, o trabalho de consultoria está estruturado em diferentes etapas, considerando todas as fases do projeto.

PRINCIPAIS PRODUTOS DA CONSULTORIA ESPECIALIZADA EM NORMA DE DESEMPENHO:

PDE (PERFIL DE DESEMPENHO DA EDIFICAÇÃO)

De acordo com o Regimento Geral do SiAC/PBQP-H, de 06 de janeiro de 2017, o PDE é um documento de entrada de projeto que registra os requisitos dos usuários e respectivos níveis de desempenho a serem atendidos por uma edificação habitacional, conforme definido no item 4 da ABNT NBR 15575 – Parte 1: Requisitos Gerais.

SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE DESEMPENHO LUMÍNICO

Os ambientes são modelados individualmente para verificação do nível de iluminância mínimo exigido por norma (iluminação natural). Caso o projeto não atenda aos requisitos mínimos de iluminação natural, podem ser desenvolvidos estudos específicos para avaliar as alterações necessárias em projeto (como dimensionamento das esquadrias, orientação solar, etc.) para adequação à norma.

ANÁLISE DE PROJETOS E PRODUTOS

A partir de dados disponibilizados pelo cliente, o projeto é analisado para verificação de conformidade com os requisitos da Norma de Desempenho. O cliente pode acompanhar as avaliações por meio de relatórios detalhados de cada capítulo da norma.

ELABORAÇÃO DO MANUAL DE USO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO

O manual do proprietário e do síndico deve ser composto de informações sobre os sistemas construtivos, elementos e componentes utilizados no empreendimento e deve reunir os seguintes tópicos principais:

  • Apresentação;
  • Garantias e Perdas de Garantia;
  • Assistência técnica;
  • Memorial descritivo;
  • Fornecedores;
  • Operação, uso e manutenção;
  • Plano de Manutenção;

Informações Complementares.

REVISÃO DE PROCESSOS E PROCEDIMENTOS

Um dos grandes desafios das médias e grandes empresas é documentar de forma sistemática seus processos e procedimentos, a fim de garantir maior nível de produtividade das equipes e conferir qualidade ao produto final.

Com o advento da Norma de Desempenho, novos requisitos devem ser incorporados ao dia a dia dos projetos e das obras.

O trabalho de consultoria tem o objetivo de fornecer todo o suporte técnico necessário para a elaboração de um Caderno de Diretrizes. Este documento reúne os requisitos de projeto da construtora, em conformidade com os requisitos normativos.

PROGRAMAS PERSONALIZADOS DE CAPACITAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DA NORMA

São estruturados a partir de uma análise minuciosa da Norma de Desempenho. Além disso, visam atender necessidades específicas de cada cliente, considerando:

  • Uma visão ampla e geral da Norma. Pois, os requisitos envolvem diversas especialidades e que cada vez mais devem-se  buscar soluções integradas;
  • O Projeto como foco principal dos requisitos normativos. Pois, soluções que determinam o desempenho são definidas nessa fase do empreendimento;
  • A Especificação de Materiais que representa cerca de ¼ da Norma. Isto determina uma adequação na forma de especificar matérias e contratar fornecedores, além de uma revisão dos processos da empresa;
  • Os Ensaios (em campo e em laboratório) têm peso fundamental na comprovação do atendimento aos requisitos e devem passar a compor o databook da obra.
SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE DESEMPENHO TÉRMICO

A simulação computacional para análise de desempenho térmico é feita com base nos projetos e nas especificações técnicas da edificação. Ela tem como objetivo verificar as características dos ambientes de permanência prolongada (sala e dormitórios), nos dias típicos de verão e inverno, conforme metodologia estabelecida pela Norma NBR 15575. A simulação envolve a seguinte sequência de atividades:

  • Modelagem tridimensional;
  • Inserção das características térmicas de todos os materiais aplicados (condutividade, densidade, calor específico, etc.).
  • Identificação dos dados climáticos da zona climática avaliada conforme a NBR 15575;

Simulação no software Energy Plus.

DEMAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO DA SENCO