Consultoria em Acessibilidade e Desenho Universal

CONSULTORIA EM ACESSIBILIDADE E DESENHO UNIVERSAL

 

A diversidade é talvez um dos aspectos que melhor caracterizam a sociedade contemporânea. Diversidade cultural, social, religiosa, enfim, diversidade humana.

Os princípios e conceitos de Acessibilidade e Desenho Universal agregam valor ao projeto, propiciando o uso de um produto ou serviço por uma maior diversidade de pessoas.

Jovens, crianças, idosos, obesos, gestantes, pessoas em cadeira de rodas, pessoas de baixa estatura, pessoas muito altas, pessoas com deficiência visual ou auditiva, todos morando, trabalhando e usufruindo dos mesmos espaços urbanos, dos mesmos equipamentos e dos mesmos edifícios. Esse é o cenário ideal.

 

Quais são as exigências legais sobre o tema?

No Brasil existem algumas leis em vigor voltadas ao tema. A mais recente é a Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (LBI), Lei nº 13.146, de julho de 2015, “destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão e cidadania”.

As Normas técnicas de acessibilidade e desenho universal são citados na lei como dever na concepção e implantação de novos projetos. Edifícios existentes também precisam passar por adaptações.

 

O que podemos fazer pelo seu empreendimento?

A consultoria em acessibilidade e desenho universal apoia as equipes de projetos na concepção de novos empreendimentos ou adequação de edifícios existentes em conformidade com as exigências legais, normas de acessibilidade e princípios do desenho universal

PRINCIPAIS PRODUTOS DA CONSULTORIA EM ACESSIBILIDADE E DESENHO UNIVERSAL

CONSULTORIA PARA ATENDIMENTO À ABNT NBR 9050

Essa atividade pode acontecer em diferentes etapas do projeto. A partir de dados disponibilizados pelo cliente, o projeto é analisado para verificação de conformidade com os requisitos da NBR 9050. O ideal é que atendimento aos requisitos da norma sejam considerados desde a fase inicial de concepção do produto.

DESENHO UNIVERSAL PARA HOTÉIS

A LBI (Lei Brasileira de Inclusão) estabelece que os novos projetos de hotéis e pousadas considerem os princípios do desenho universal. Como não há uma norma específica sobre o tema no país, o projeto deve seguir alguns critérios de dimensionamento, especificação de materiais, sinalização, entre outros que atendam aos 7 princípios do desenho universal: uso equitativo; uso flexível; uso simples e intuitivo; informação de fácil percepção; tolerância ao erro; baixo esforço físico; dimensão e espaço para aproximação e uso. O papel da consultoria é auxiliar o desenvolvimento do projeto a partir desses conceitos.

DEMAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO DA SENCO